Zumba: Seria a “festa fitness”, realmente, uma boa atividade física? (Luettgen, Foster, Mikat, & Porcari, 2012)

Em 2012, um grupo de pesquisadores da Universidade de Winsconsin, nos Estados Unidos, decidiu verificar se a prática de Zumba, de fato, aumenta os níveis do bom funcionamento cardiovascular de seus praticantes. Saiba onde encontrar aulas de Zumba em Florianópolis. Para isso, os autores da pesquisa realizaram um estudo no qual participaram 14 estudantes universitárias, as quais tinham alguma experiência prévia com a modalidade. Além da aula de zumba, que teve duração de 39 minutos, as participantes tiveram a tarefa de fazer alguns minutos de esteira, vestindo um monitor cardíaco. Sendo assim, tanto da Zumba quanto para da esteira, foram mensurados o batimento cardíaco (BPM) e o Vo2 máximo das participantes, os quais indicam o quão eficiente o coração consegue utilizar o oxigênio durante a atividade esportiva. Vale lembrar que esses indicadores, BPM e Vo2, são marcadores biológicos que retratam a saúde das pessoas. Durante a Zumba, as participantes apresentaram uma média de 154 batimentos por minuto, o que corresponde a atingir 79% do batimento cardíaco máximo, ao passo que o Vo2 estimado médio foi 66. Com base nisso, a média do gasto calórico de uma aula de Zumba foi de 369 k/cal, lembrando que para uma aula de 39 minutos.

Você já pensou que 39 minutos é o que você, possivelmente, gasta, por dia, seja no engarrafamento, escolhendo um mero canal de televisão, ou decidindo qual série da Netflix irá assistir? Que tal tornar esses 39 minutos mais eficientes, e de quebra queimar calorias, melhorando sua saúde e humor? Pensando nisso, a Danx elaborou aulas com Zumba e outras modalidades, por exemplo: Danx Hits, Zumba Gold e Danx Salão, as quais estão disponíveis em diversos horários. Comece agora! Clique aqui e conheça a DANX em Florianópolis. 

Os autores da pesquisa lembram que, de acordo com as indicações do Colégio Americano de Medicina do Esporte (American College of Sports Medicine, 2010), as quais são referências para as práticas esportivas no mundo todo,  para que um exercício seja considerado eficiente, a ponto de desenvolver a capacidade aeróbica do praticante, ele deve ser capaz de elevar o batimento cardíaco de seu praticante entre 40 e 80%. Além disso, o exercício deve gastar, pelo menos, 300 kg de calorias, para que ele possa produzir perda/manutenção do peso e também desenvolvimento muscular.  Sendo assim, esse estudo indica que uma única aula de Zumba, independente do nível de condicionamento físico do participante, irá melhorar a capacidade cardiorrespiratória daquele que a praticar. Além disso, deve-se lembrar do  potencial que a prática frequente de Zumba tem na promoção de qualidade de vida geral em longo prazo.

Essa pesquisa foi publicada no Journal of Sports Science and Medicine. Se você ainda não pratica zumba, ou mesmo não conhece essa modalidade, não perca mais tempo. Essas são apenas algumas razões para que você se motive e busque sua primeira aula de Zumba com a Danx. São diversos horários disponíveis, com os melhores preços da região. Estamos no centro de Florianópolis, em Biguaçu, na Caeira dos Saco dos Limões, e no Monte Verde. Saiba mais!

Referências:

Luettgen, M., Foster, C., Doberstein, S., Mikat, R., & Porcari, J. (2012). Zumba®: Is the “Fitness-Party” a Good Workout? Journal of Sports Science & Medicine, 11(2), 357–358.

American College of Sports Medicine. (2010) Guidelines for Exercise Testing and Prescription. Baltimore: Lippincott, Williams & Wilkins

Texto escrito por Fabiano Narciso que é Instrutor da Academia de Dança Danx, em Florianópolis, no Lira Tênis Clube. É Naturólogo e Profissional de Atividade Física.

Related Posts

Leave a comment